Segundo Stainback e Stainback(1999), Benjamin Rush, médico norte-americano que viveu entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do XIX, foi um dos pioneiros na introdução do conceito da educação de pessoas com deficiência.Nos Estados Unidos, até 1800, os alunos com deficiência não eram considerados dignos da educação formal.
Ao longo do tempo, apesar de algumas iniciativas, não houve grande evolução dos programas de educação para deficientes.
Somente no início do século XX começaram a surgir escolas destinadas a pessoas com necessidades especiais.Essas escolas, contudo, ainda evidenciavam a segregação pelo simples fato de abrigarem somente deficientes. Em muitos lugares do mundo, surgiram escolas para surdos, cegos e portadores de outras deficiências.Já nos anos 1980, a educação pública, em uma perspectiva um pouco mais avançada, criou as chamadas ''classes especiais'', que, embora estivessem dentro de escolas regulares, eram destinadas a alunos com deficiências, sobretudo mental.Alguns, sem diagnóstico de deficiência, eram ali colocados por apresentarem defasagem de aprendizagem dos conteúdos ou por comportamentos antissociais.
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